A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou mais de 900 animais silvestres na madrugada deste sábado (15), durante uma fiscalização na BR-423, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O flagrante ocorreu quando agentes do Grupo de Patrulhamento Tático abordaram um carro popular e encontraram 885 aves e 18 jabutis sendo transportados de forma ilegal e em condições precárias.
Os animais estavam distribuídos em gaiolas e caixas apertadas, ocupando o porta-malas e até os bancos do veículo. Entre as espécies apreendidas estavam 400 galos-de-campina, 290 papa-capins, 58 tico-ticos e 49 azulões, além de outras aves. Em meio à superlotação e falta de ventilação, algumas delas não resistiram à viagem. Os jabutis eram mantidos amontoados em caixas de papelão.
O motorista, um homem de 28 anos, afirmou ter adquirido os animais em Ouro Branco, no estado de Alagoas, com a intenção de revendê-los em Caruaru (PE), percorrendo mais de 200 quilômetros. Segundo a PRF, ele já havia sido detido anteriormente pelo mesmo tipo de crime.
O suspeito foi autuado por crimes ambientais e poderá responder criminalmente pela prática. Já os animais foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Nos órgãos ambientais, eles receberão os cuidados necessários antes de serem devolvidos ao habitat natural.
A PRF reforça que o tráfico de animais silvestres é uma das principais ameaças à fauna brasileira e destaca a importância de denúncias para combater esse tipo de crime.


Be the first to comment on "PRF resgata mais de 900 animais silvestres transportados irregularmente em Garanhuns"