Saiba como call centers enganaram idosos para autorizar descontos indevidos no INSS

Um esquema que movimentou mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos de aposentadorias e pensões tinha os call centers como forma de atingir suas vítimas. O programa Fantástico, da TV Globo, deste domingo (08), divulgou áudios e relatos que mostraram como idosos foram enganados por atendentes treinados para confundir e induzir respostas afirmativas.

Neacir Serrano de Oliveira, de 83 anos, foi uma das vítimas. Durante 10 meses, ele teve R$ 45 descontados mensalmente para uma associação chamada Cebap. Quando o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais solicitou a gravação da suposta autorização, recebeu um áudio com voz feminina. “Achou que eu era mulher. Minha voz é bem feia, é rouca perto de uma mulher. Tá longe de ser a minha voz, não tá?”, disse.

As gravações forjadas foram confirmadas por ex-funcionários. “Quando alguma autoridade precisava de uma comprovação, alguém fingia ser o idoso e fazia a voz do idoso e nós conseguíamos o ok”, disse uma das pessoas que trabalhava para o call center.

Além dos descontos não autorizados, também existem os casos de venda casada. Durante o golpe, o aposentado pensava estar contratando um empréstimo com juros menores, mas acabava aderindo a uma associação que cobrava mensalidade.

“Cada vez que eu ia na folha de pagamento, meu salário estava diminuindo mais”, disse outra vítima, Piragibe Jesus de Abreu, de 79 anos.

O INSS informou que bloqueou todos os descontos de entidades associativas nas folhas de pagamento e que os valores serão devolvidos a quem não autorizou as deduções. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios. A primeira etapa de ressarcimentos já devolveu R$ 292 milhões.

“Vai ter muita gente sofrendo com isso aí. A gente trabalha a vida inteira, aposenta com uma mixaria danada. Devia prender essa gente toda”, disse Piragibe.

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