Chegou o dia das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU). Hoje, mais de 2 milhões de inscritos vão disputar vagas em vários órgãos do setor público federal. A primeira seleção desse tipo ganhou o apelido de “Enem dos Concursos”.
Além de atentar para os horários, devem estar atentos ao que deve ser levado aos 228 locais de prova no país e o que deve ser deixado em casa para evitar problemas com a fiscalização do concurso, no qual vão trabalhar 215 mil pessoas.
As provas serão aplicadas hoje em dois turnos. No turno da manhã, as avaliações terão início às 9h, mas os portões serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30. A prova deverá ser realizada entre 9h e 11h30.
No turno da tarde, as provas terão início às 14h30, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 14h. Mais uma vez, é imprescindível chegar com antecedência para garantir a entrada. A prova será ser realizada entre 14h30 e 18h.
O cartão de confirmação, por exemplo, é obrigatório, mas não precisa ser impresso. Já o celular terá de ser guardado em um envelope quando o candidato chegar à sala do exame e só poderá ser recolhido no final da prova.
O que levar:
- Cartão de confirmação – Se não levar impresso, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação que acontecerá na entrada da sua sala. O aplicativo pode ser usado mesmo sem internet e é importante que já tenha sido baixado, antes de sair de casa. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone.
- Documento de Identidade original com foto – Não serão aceitos em nenhuma hipótese cópias, mesmo que autenticadas.
- Caneta preta transparente – Não serão fornecidas canetas e não será permitido se comunicar durante as provas. Por isso, é recomendado que os candidatos levem mais de uma caneta reserva.
- Alimentação – É permitido levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.
O que não levar
- Relógio e acessórios – É recomendado o uso de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Por outro lado, não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza.
Para ajudar os candidatos a controlar os horários, os fiscais escreverão a hora em um quadro. Não haverá relógios nas salas.
É proibido também o uso de óculos escuros ou de quaisquer acessórios de chapelaria tais como chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares.
- Eletrônicos – O candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, fones de ouvido, livros, anotações, chaves com alarme, celulares ou similares.
Para ajudar, a Fundação Cesgranrio fornecerá aos candidatos envelopes porta-objetos para a guarda de materiais, bem como do telefone celular. Os envelopes deverão ser lacrados e guardados embaixo da carteira. Mas os aparelhos ainda precisarão estar desligados. Lembre-se de desativar eventuais alarmes.
Be the first to comment on "CNU: Chegou o dia do Concurso Nacional Unificado. Veja que hora fecham os portões e o que pode e não pode levar"