O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, anunciou nesta terça-feira (18) que vai antecipar a divulgação do gabarito do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para esta quarta-feira (19), às 10h. A publicação estava prevista para a quinta-feira (20).
Também hoje, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse, em entrevista à TV Educativa do Ceará, que a anulação de três questões do Enem ocorreu por precaução e para manter a lisura no concurso. O possível vazamento das perguntas vai ser investigado pela Polícia Federal.
Segundo o ministro, o Enem dispõe de um banco de perguntas e os itens são utilizados em um pré-teste com diferentes grupos de estudantes. “Segundo as informações que eu tenho, uma pessoa que participou desse pré-teste, divulgou e fez essa fala em uma live”.
Mais cedo, o Inep informou que teve relatos de uma possível antecipação de questões similares às do Enem.
Camilo Santana expressou, ainda na entrevista à TVE do Ceará, que o Enem foi um sucesso e que candidatos e familiares devem ficar tranquilos com o exame.
“O que ocorreu foi que houve ruídos em rede social. E eu determinei ao Inep, de imediato, quando tomei o conhecimento, que apurasse e tomasse as medidas cabíveis”, disse o ministro.
Santana ressaltou que a anulação leva em conta garantir que nenhum candidato fosse prejudicado. “O Inep anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens e também a redação”.
As investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da Polícia Federal, porque as provas são serviço federal, de interesse público. O Enem é coordenado pelo Inep, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Com informações da Agência Brasil.


Be the first to comment on "Após anulação de questões do Enem, Inep resolve antecipar divulgação do gabarito"