Queridinho dos brasileiros, o Pix deve ter uma nova modalidade regulamentada já nos próximos dias: o Pix Parcelado, atualmente já ofertado por alguns bancos mas sem uma padronização exata. A nova funcionalidade deve representar a inovação de maior impacto no sistema financeiro e no dia a dia de empresas e consumidores desde o lançamento do sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, em meados de novembro de 2020.
Para especialistas da Fitch, deve ser, sim, a maior disrupção pós-Pix. Isso porque o Pix Parcelado faz com que o sistema deixe de ser apenas de pagamento e passe a contemplar oferta de crédito, com pagamentos vinculados a uma conta bancária ou cartão de crédito – algo que deve chacoalhar a indústria financeira e, a depender do desfecho da regulação, aumentar a preocupação dos bancos e bandeiras de cartão, como Visa, Mastercard, Elo, entre outras.
A nova funcionalidade permitirá que os consumidores parcelem compras e transferências via Pix, mesmo sem possuir um cartão de crédito, mas com pagamento de juros. A modalidade funcionará como linha de crédito pré-aprovada que será concedida pelo banco ou instituição financeira a qual o consumidor possui conta.
O Pix Parcelado tende a ser também uma funcionalidade com custo potencialmente menor para lojistas, dando benefícios especialmente para empresas menores, que podem fugir de taxas de maquininhas e ampliar vendas para quem não tem cartão ou não possui limite disponível.
A indústria financeira teme que a regulação vede produtos que já estão na praça e são vinculados atualmente ao cartão de crédito. Essa modalidade tem dado retorno relevante aos bancos e pode ser extinguida, com o Banco Central exigindo que todas as instituições financeiras façam a oferta de uma linha de crédito apartada.
“Na pratica, o que acontece é que o Pix tem um carinho especial do BC e um nível de proteção maior como produto. É muito provável que o BC queira extinguir essa modalidade que coloca o Pix Parcelado na fatura do cartão, exigindo um limite separado. Isso seria o BC produtando algo novo.”
Na média, dentre bancos incumbentes e grandes fintechs, o Pix Parcelado vinculado à fatura do cartão tem sido de 15 a 20 vezes mais utilizado do que outras modalidades do mesmo produto não vinculadas à fatura.

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