Pernambuco lidera matrículas no ensino médio em tempo integral na rede pública, aponta Censo

Pernambuco é o estado com a maior proporção de alunos em tempo integral matriculados na rede pública de ensino médio, de acordo com o Censo Escolar 2024, divulgado nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

O Censo Escolar 2024 revelou que as matrículas em escolas de tempo integral da rede pública passaram de 18,2%, em 2023, para 22,9% em 2024, totalizando 965 mil inscrições. Em Pernambuco, 69,6% dos estudantes do ensino médio estão matriculados nesta modalidade, que geralmente tem carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais. Já as escolas que adotam o período parcial funcionam com carga horária de 4 horas diárias.

No ranking, Pernambuco aparece com folga à frente de estados como Ceará (54,6%), Paraíba (54,5%), Piauí (54,1%), Sergipe (35,2%) e Espírito Santo (33,7%). O levantamento aponta um avanço de 8,5% em relação a 2023 no quantitativo de matrículas divididas entre educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, no Brasil. Ao todo, foram mais de 7,9 milhões de matrículas na modalidade tempo integral.

Na rede pública de ensino, cerca de 33,4% das matrículas de educação infantil foram na modalidade de tempo integral. No ensino fundamental, a modalidade representou 19,1% das matrículas totais, enquanto no ensino médio foram 23,1%.

No caso das escolas particulares, a oferta por ensino integral não foi tão expressiva, uma vez que apenas 11,9% das matrículas de ensino médio em instituições privadas foram de tempo integral em 2024. Já no ensino fundamental, o número foi ainda menor, com 3,4% dos alunos matriculados na modalidade de tempo integral.

O Censo Escolar é produzido todos os anos e serve como base para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O censo é a principal e mais completa pesquisa estatística da educação básica do país. Ele é coordenado pelo Inep e desenvolvido junto com secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

Os dados coletados são utilizados pelo Governo Federal para que sejam feitos os repasses para os estados e municípios e para o planejamento e divulgação das avaliações realizadas pelo Inep. O censo ainda serve como ferramenta para compreensão da situação educacional no Brasil para acompanhamento da efetividade das políticas públicas educacionais.

Be the first to comment on "Pernambuco lidera matrículas no ensino médio em tempo integral na rede pública, aponta Censo"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*