Vendas e contratações aquecem mercado no fim de ano

Além de ser o mês da “Black Friday”, novembro já traz a expectativa para as vendas de fim de ano, envolvendo Natal e réveillon. Neste período, diversos segmentos ficam aquecidos – aumentando consideravelmente as vendas e, em alguns casos, é necessário reforçar o time de colaboradores para dar conta da alta demanda. Diante disso, surgem algumas dúvidas entre os empresários sobre como se posicionar nesta época do ano; atrair mais clientes para o seu negócio; e lidar com possíveis contratações temporárias. Segundo a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce), as vendas de fim de ano – incluindo Black Friday e Natal – devem ter um aumento de cerca de 8%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

O mentor em negócios, Marlo Julião, fala sobre esses pontos e dá dicas importantes para os empreendedores que não querem ter “dor de cabeça” no Natal. Para ele, é fundamental adotar um posicionamento estratégico no relacionamento com o cliente. “É preciso desenvolver uma identidade clara para a marca e compartilhar história e propósito de forma autêntica, conectando-se emocionalmente com o público. Ser consistente nas plataformas onde o cliente está e investir em conteúdo relevante que demonstre o valor do produto”, diz.

Sobre as vendas, Marlo alerta que é preciso entender a demanda e oferecer uma experiência individual. “Tem que conhecer a jornada do cliente para oferecer uma experiência de compra personalizada, explorando oportunidades de cross-selling (produtos complementares) e upselling (produtos de maior valor ou em versões melhoradas do que o cliente já está comprando) para aumentar o ticket médio, e investir em um atendimento de qualidade para fortalecer o relacionamento e incentivar vendas repetidas”, afirma.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada entre os dias 21 e 28 de outubro, quase 40% do setor contará com vagas extras abrindo neste momento do ano – e 81% dos empresários esperam crescimento nas vendas. Sobre o trabalho temporário, o especialista orienta que é preciso ter clareza e capacitação. “O alinhamento de expectativas deve acontecer já no início e um treinamento prático para integração rápida é fundamental. Além disso, avaliações regulares do desempenho também são bem-vindas. Essa abordagem pode transformar contratações temporárias em oportunidades futuras, além de contribuir para a boa imagem da empresa”, explica Marlo.

Ainda de acordo com a Apesce, a demanda de reforço das equipes com vagas temporárias, somando os 22 shoppings de Pernambuco, deve chegar a 5 mil postos de trabalho – com atividades entre novembro e janeiro.

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