Pelo menos 476 candidatos nas eleições municipais deste ano concorrerão com idade acima do atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (democrata). Quando o 1º turno do pleito for realizado, em 6 de outubro de 2024, esses terão mais de 81 anos e 10 meses. A quantidade equivale a 0,10% do total de candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Esse número vem crescendo desde 2016.
Os dados são referentes aos registros de candidaturas disponíveis no Portal de Dados Abertos do TSE desta sexta-feira (16).
O prazo final para registro de candidaturas foi na última quinta-feira (15), mas ainda podem acontecer atualizações nos dados relacionados, por exemplo, a impugnações de candidatura e a candidatos que requerem o registro na Justiça.
A reportagem identificou e desconsiderou registros de candidatos com preenchimento errado da data de nascimento. É possível que existam outros candidatos com erro de preenchimento.
A idade avançada de Biden foi o principal estímulo para pressões por sua desistência da corrida eleitoral dos Estados Unidos. Nascido em 20 de novembro de 1942, é o mais velho presidente eleito na história do país. Tomou posse aos 78 anos. Numa possível reeleição, terminaria o mandato aos 86 anos.
As discussões sobre sua idade repercutiram na política brasileira com questionamentos sobre a vitalidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O brasileiro tem 78 anos. Assumiu seu 3º mandato aos 77. Deve finalizá-lo aos 81.
No Brasil, não há limite máximo de idade para cargo eletivo. A Constituição estabelece idades mínimas diferentes como condição de elegibilidade.
São elas:
- 35 anos para presidente, vice-presidente e senador;
- 30 anos para governador e vice-governador;
- 21 anos para deputado (federal, estadual ou distrital), prefeito e vice-prefeito; e
- 18 anos para vereador.
A média de idade dos candidatos a essas eleições é de 47,2 anos. Entre os prefeitos, a faixa etária ultrapassou os 50 anos pela primeira vez.
Be the first to comment on "Eleições municipais no Brasil terão 476 candidatos mais velhos que Joe Biden"