A bancada feminina do Senado Federal protocolou um requerimento para propor “voto de repúdio” contra o ex-governador do Ceará e ex-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT-CE).
Gomes, em entrevista ao portal A Notícia do Ceará, se referiu a senadora Janaína Farias (PT-CE) como “assessora para assuntos de cama”. Na ocasião, Gomes fazia questionamentos sobre a relevância política de Janaína Farias.
A senadora assumiu a vaga por ser segunda suplente do ministro da Educação, Camilo Santana. A primeira suplente, Augusta Brito (PT), está de licença.
O documento teve a assinatura de todas as 15 senadoras da bancada. A expectativa das parlamentares é que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), coloque o pedido em votação já nesta terça-feira (09).
O requerimento uniu senadoras de diferentes espectros políticos. Por exemplo, as oposicionistas Damares Alves (Republicanos-DF) e Tereza Cristina (PP-MS) assinaram o requerimento. A líder da bancada feminina no Senado é Daniella Ribeiro (PSD-PB), que é vice-líder do governo.
No pedido, as parlamentares afirmam que as falas de Ciro Gomes “constituiu uma clara manifestação de violência política de gênero. Esses ataques são repugnantes e absolutamente inaceitáveis, refletindo uma postura pessoal da desvalorização das mulheres e uma resistência preocupante à participação feminina em espaços de poder e decisão”.
A senadora Zenaide Maia (PSD-RN), que também ocupa o cargo de procuradora Especial da Mulher do Senado Federal, além de assinar o requerimento, também divulgou uma nota de repúdio.
“É condenável que ataques dessa natureza ainda ocorram nos dias de hoje. Comportamentos como este precisam ser combatidos, investigados e punidos na forma da lei, porque se trata de uma das faces mais grotescas da violência contra a mulher, ofendendo sua honra e sua dignidade”, escreveu a senadora e procuradora. Veja a integra da nota da Procuradoria ao fim do texto.
Be the first to comment on "Bancada feminina do Senado pede voto de repúdio a Ciro Gomes por fala misógina contra senadora"