O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas na tarde desta terça-feira (23) para “grande perigo” de chuvas intensas em partes da Bahia, de São Paulo e do Rio de Janeiro. A maior parte do Brasil também deve enfrentar fortes chuvas até o final de semana.
O alerta emitido pelo instituto avisa grandes riscos de alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas em cidades com essas áreas de risco. O acumulado de chuva pode superar 60mm (milímetros) por hora ou 100mm por dia.
O aviso de “grande perigo” abrange o Sul e o Centro-Sul baiano, a região Metropolitana de Salvador, o Vale do Paraíba paulista, o Sul Fluminense e a região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Outras áreas das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do país também têm previsão de chuvas até o dia 29 de janeiro de 2024. Informativo do Inmet da última segunda-feira (22) previa pancadas de chuva no decorrer da semana em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina, além de toda a região Norte, principalmente no Pará, Amapá, Rondônia e Tocantins. As pancadas de chuva podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas.
Na região Nordeste, chuva expressiva deve atingir principalmente áreas do Piauí, com volumes superiores a 100mm e que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas. Áreas do Maranhão, Ceará e do Sertão dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe podem superar os 70mm.
Volumes de chuva maiores que 80mm são previstos para o Centro-Oeste e o Sudeste. Os temporais podem vir acompanhados também das rajadas de ventos, raios e trovoadas, principalmente no norte dos estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Be the first to comment on "Inmet alerta para “grande perigo” em chuvas na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro"