Vício em jogos online gera impacto nas empresas

Smartphone, celular, em uso.

As plataformas de jogos online estão crescendo de forma exponencial no Brasil e já se tornaram um problema social, inclusive dentro das empresas. Muitos trabalhadores estão ficando viciados e apostando até o que não têm. O empresário alagoano Rafael Tenório, presidente do Grupo RT Logística, chamou atenção para o problema quando foi às redes sociais relatar como o vício vem impactando seu negócio.

Em conversa com o portal de notícias Movimento Econômico, Tenório contou que o setor de Recursos Humanos de sua organização detectou solicitações fora do comum de antecipação de férias e de 13º salário. Ao investigar a situação, a direção da empresa se surpreendeu ao constatar que havia até profissionais pedindo demissão para ter acesso aos recursos do FGTS para pagar dívidas com apostas.

O jogo mais acessado entre esses colaboradores é o Fortune Tiger, o “Jogo do Tigrinho”, o mesmo que virou alvo de uma ação da Polícia Civil de Alagoas no mês passado. Denominada Game Over, ela investiga influencers que estavam cometendo crime de estelionato ao incentivar seus seguidores a fazerem apostas no jogo.

Segundo as investigações, influencers alagoanos utilizavam uma conta fictícia para simular ganhos na plataforma e com isso divulgavam para seus seguidores os números como se fossem reais, o que acaba incentivando diversas pessoas a apostar. A estimativa é que pelo menos 40 pessoas estejam envolvidas no esquema ilegal, que já apreendeu mais de R$ 38 milhões em bens, entre carros de luxo e outros materiais.

Rafael Tenório deu início a uma operação de socorro, determinando que as empresas do Grupo RT ajudem os colaboradores e vai promover um evento nos próximos dias para reunir profissionais da saúde, de gestão de Pessoas, além de empresários e colaboradores de outras empresas para debater os prejuízos causados pelos jogos online sobre os negócios e discutir maneiras de mitigar o problema.

Rafael de Tenório demonstra uma empatia pouco comum nesses tempos que o sociólogo polonês Zygmunt Bauman denominou como “modernidade líquida”, ou seja, uma época de relações sociais e econômicas frágeis, fugazes e maleáveis. Seu alerta deve ser observado não só por outros empresários, mas por toda sociedade, porque o problema está em curva de crescimento.

Da Folha de Pernambuco

Be the first to comment on "Vício em jogos online gera impacto nas empresas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*