UFPE e Amupe renovam convênio para a realização de testes da Covid-19

????????????????????????????????????

O reitor Alfredo Gomes e o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, assinaram, na manhã de ontem (1º), termo aditivo ao acordo firmado em junho deste ano para a realização de testes do novo coronavírus. A parceria agora vai beneficiar a população de 122 municípios pernambucanos, incluindo comunidades indígenas. “A parceria com a UFPE vai continuar enquanto durar a pandemia e tivermos a necessidade de realizar os testes”, disse Patriota.

Segundo o presidente da Amupe, o acordo firmado com a UFPE possui uma série de diferenciais, a exemplo da agilidade na entrega dos resultados, realizada em até 24 horas. “Essa rapidez é um diferencial muito grande, pois, quanto mais cedo a gente conhece o resultado, mais rápido podemos agir. Além disso, a Universidade não entrega apenas um resultado. É feito o monitoramento e desenvolvidas pesquisas para podermos ajustar e planejarmos as políticas públicas do presente e do futuro”, avaliou José Patriota.

De acordo com o reitor Alfredo Gomes, desde o início da parceria, a UFPE tem contribuído com conhecimento, tecnologias, processos de inovação e serviços, de modo a impactar de forma positiva na qualidade de vida da população como um todo. “Nesse momento de pandemia, são as pessoas com maior vulnerabilidade social e econômica que sofrem mais os efeitos”, destacou. “Temos uma sistemática na qual os municípios realizam a coleta das amostras, que são enviadas para que a equipe de nosso laboratório possa fazer a testagem. No dia seguinte, entregamos o resultado via internet, por meio de um sistema on-line”, completou o reitor.

Na primeira fase do acordo, a Universidade promoveu a entrega de 2 mil exames por semana pelo método RT-PCR, considerado o teste padrão ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o diagnóstico da Covid-19. Atualmente, essa capacidade de testagem já se encontra próxima aos 4 mil exames semanais.

Por Diário de Pernambuco

Be the first to comment on "UFPE e Amupe renovam convênio para a realização de testes da Covid-19"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*